Ficha de Leitura V - Vera Santos [25322]

Durante este estudo tive o prazer de saber o significado da entrevista através da realização da ficha de leitura. A entrevista é um instrumento que antecipa qualquer tipo de intervenção ou processo de tomada de decisão. Ela aceita uma forma interativa mediante o qual realiza o processo de avaliação – intervenção (Casullo e Márquez, 2003).

É um instrumento muito utilizado, na medida que poderá dar resposta a diversos objetivos, como: obter informação ou dar informação em avaliação e intervenção psicológica; averiguar sobre características de personalidade, estratégias, incidentes críticos, habilidades, competências e dados biográficos em processos de selecção; averiguar sobre os aspectos motivacionais, interesses e competências nos processos de orientação; investigar o conhecimento que um especialista emprega quando resolve problemas da sua competência; orientar ou auxiliar e comunicar a clientes ou pacientes os resultados de qualquer processo avaliativo.

Hoje a entrevista é das técnicas mais utilizadas no contexto clínico, sendo um procedimento insubstituível no momento da primeira recolha de informação, sempre que as condições do paciente assim o permitam (Edelstein e Yolman, 1991).

Este instrumento ajuda na recolha de dados através de auto-relatos do indivíduo sujeito que está sendo avaliado.
Pude entender que a entrevista é uma maneira particular de interacção verbal e não verbal entre entrevistador e entrevistado.

No início da avaliação normalmente é realizado a primeira entrevista, podendo assumir várias formas de acordo com os objectivos de cada uma. Os objectivos podem ser avaliação de problemas capazes de mudanças, estabelecimentos de um diagnóstico, selecção e orientação.

Ficou claro para mim neste estudo que o entrevistador é o responsável por dirigir e controlar os aspectos que fazem parte das sequências complexas do comportamento interactivo, isto é, de conhecer e controlar os comportamentos verbais e não verbais, de conduzir a informação procedente destes canais e controlar a distribuição de papéis, tal como assegurar o conhecimento sobre a natureza dos conteúdos inerentes à interacção.

O entrevistador deve ter o conhecimento teórico e as derivações avaliativas, pois é indispensável no momento de realizar a entrevista.
Ele deve administrar a diferenciação de papéis predeterminados, na medida em que a harmonia e/ou diferença social, profissional ou psicológica poderá ter um forte impacto na interacção que se venha a estabelecer entre ambos. Finalmente o entrevistado deve ser interactivo e está preparado para manusear a informação

Já o entrevistado sobressai a relevância da sua disposição para permitir a informação requerida bem como o tipo de elaboração as respostas exigem.

Enfim, neste ficha de não só aprendi através da leitura, mas aprendi também na prática que foi na realização de uma entrevista simulada com uma colega de turma, essa experiência para mim, foi como viver um momento de trabalho na minha futura profissão de psicóloga. Contudo, todo trabalho realizado em função da entrevista foi muito enriquecedor para meu conhecimento e assim será de grande valor no meu quotidiano como futura psicóloga.

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