Plano de Aquisição de Competências

O presente trabalho começou por ser um desafio à nossa capacidade criativa, de organização e de método de trabalho.

Foram vários os desafios a que nos propusemos, que em alguns momentos considerámos ultrapassarem as nossas capacidades de elaboração. No entanto, determinadas e empenhadas em concretizar eficazmente os objectivos a que nos propomos (característica comum a todas nós, elementos do grupo), contornámos obstáculos, auxiliando-nos de inúmeras pesquisas e recolha de informação. Aqui apresentamos, o que consideramos ser um trabalho acessível e compostos por informação pertinente sobre métodos de avaliação psicológica.

Começámos por pensar numa estrutura que agrupasse características como, a atractividade visual, a facilidade de utilização e técnicas actuais mas simultaneamente inovadoras. Surgiu-nos, assim, a ideia de elaborar um “Blogfolio”, que consideramos reunir todos estes requisitos.

O Blogfólio “Percursos em torno de…” novas aprendizagens, novas experiências, novos estímulos… propõe no início do mesmo, fazer uma analogia sobre o que subjaz, em termos de senso comum e sabedoria popular a efectuar avaliações psicológicas, bem como os conceitos e princípios fundamentais para que estas sejam efectuadas e consideradas cientificamente.

Procurámos, numa fase inicial, esclarecer o que se entende por Portfólio e vantagens de utilização do mesmo em contexto educativo, bem como descrever as razões que nos levaram a optar por construir um blogfólio.

Relativamente à organização da informação mais específica sobre métodos de avaliação psicológica, agrupámos os diferentes trabalhos realizados ao longo do semestre na disciplina Modelos e Processos de Avaliação Psicológica, por: trabalhos teóricos, o que inclui as fichas de leitura baseadas nos artigos de Fernandez Ballesteros e respectivas reflexões individuais; trabalhos de campo, que incluem a situação de observação e simulação de duas entrevistas (em contexto organizacional e clínico); e avaliação de duas provas psicológicas, Matrizes Progressivas Standart de Raven (SPM) e Teste de Assertividade de Graz (GAT).

Finalmente, efectuamos uma reflexão sobre as aprendizagens realizadas ao longo do semestre, bem como das formas como a realização dos diferentes trabalhos se articularam com a consolidação do nosso conhecimento e contribuem para a nossa formação pessoal, académica e enquanto futuros profissionais.

Consideramos que a estrutura deste trabalho permite que qualquer futuro psicólogo ou sujeito “comum”motivado por estas temáticas explore de forma simples e directa a informação básica e fundamental sobre métodos e processos de avaliação psicológica trabalhada no semestre.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
©2009 Percursos em Torno de... | by TNB