Reflexão Final

No âmbito da licenciatura em Psicologia, a disciplina Modelos e Processos de Avaliação Psicológica reveste-se de extrema importância em termos curriculares, nomeadamente no que respeita às temáticas propostas, as quais são de grande interesse, além de fundamentais para o exercício profissional de qualquer futuro psicólogo.

As expectativas relativamente às aprendizagens a realizar ao longo do semestre foram consideradas potenciadoras de um enriquecimento formativo e, essencialmente, da oportunidade de contactar com instrumentos de avaliação, adquirindo conhecimento sobre as diversas técnicas acessíveis à avaliação psicológica de “clientes”, bem como dos mais adequados a cada um dos casos.

Ao longo do semestre, e considerando os objectivos propostos, realizámos diversas fichas de leitura, a avaliação da qualidade de duas provas psicológicas (Matrizes Progressivas de Raven e Teste de Assertividade de Graz), a observação de um comportamento compulsivo, a simulação de duas situações de entrevista (nos contextos clínico e organizacional) e as respectivas reflexões individuais, trabalhos esses que nos permitiram adquirir conhecimentos relativamente a algumas técnicas utilizadas no âmbito da avaliação psicológica. Os esclarecimentos efectuados pela professora ao longo das aulas relativamente a possíveis situações práticas com as quais um psicólogo se pode deparar no exercício da sua actividade revelaram-se de grande interesse e facultaram uma melhor compreensão daquele que deve ser o comportamento adequado de um profissional nesta área em diversas situações.

Apesar das limitações temporais inerentes às dificuldades próprias dos afazeres pessoais e profissionais de cada uma de nós, a metodologia aplicada em termos de trabalho de grupo viabilizou um maior conhecimento inter-individual, a oportunidade de debater, de trocar ideias e experiências que se revelaram enriquecedoras quer para nós mesmas, quer para o resultado das aprendizagens efectuadas, como ainda para a evolução, regulação e consolidação dos conhecimentos apreendidos.

No entanto, ao longo da realização dos trabalhos, sobretudo os de campo, foram sentidas algumas dificuldades, uma vez que consideramos não ter obtido os conceitos base necessários à adequada concretização dos mesmos. Consideramos ainda que deveria ter havido uma relação mais estreita entre professor e aluno, com vista a obter o esclarecimento necessário e adequado em tempo útil às dúvidas que nos foram surgindo.

Relativamente ao volume de trabalhos julgamos ter sido excessivo, tendo em conta a matéria abordada e os trabalhos a realizar para as restantes disciplinas do semestre. Verificámos, pois, alguma dificuldade em assimilar e compreender a matéria de preparação para os trabalhos, na medida em que as temáticas foram abordadas de forma muito superficial, tornando-se difícil e pouco gratificante a realização dos mesmos. Revelou-se particularmente complicado conseguir acompanhar a matéria teórica.

Destacamos assim alguns aspectos em que sentimos particular dificuldade e falta de apoio, os quais passamos a enumerar:
  • Ao nível dos trabalhos de campo, particularmente no que respeita à observação, consideramos que deveria ter havido um maior esclarecimento dos métodos e técnicas a utilizar;
  • No que respeita à entrevista, deveria ter havido uma melhor orientação para a elaboração do guião. Consideramos, também, não ser relevante para a aquisição de conhecimentos o facto de termos de simular e aplicar as entrevistas entre os elementos do próprio grupo, dado que, além das questões, tivemos de criar também as respostas;
  • Relativamente às fichas de leitura, se o objectivo era podermos eventualmente melhorá-las consideramos que deveríamos ter obtido feedback nesse sentido;
  • Dada a minuciosidade dos trabalhos realizados, bem como de reflexões individuais para cada um dos mesmos, consideramos algo excessiva a aplicação de outro critério de avaliação (frequência e/ou exame).

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