Ficha de Leitura II - Fátima Esturrenho [24172 TE]

No seguimento do artigo anterior que me permitiu perceber um pouco melhor de como se processa a avaliação psicológica, qual é o seu objecto e quais os seus objectivos, a leitura deste artigo e elaboração da correspondente ficha de leitura, permite-me conhecer as principais aproximações à construção de testes e o seu processo de construção segundo a teoria clássica dos testes e segundo a teoria de resposta ao item, conhecer os principais testes de inteligência e de personalidade e, ter uma visão dos testes e da sua contribuição para a avaliação psicológica e para a psicologia.

Segundo McKeen Cattell (1890) um teste, constitui um procedimento de recolha de amostras de comportamento de um indivíduo para estimar um repertório ou inferir um construto psicológico suficientemente sistemático para ser repetido e comparável.
Um teste psicológico apresenta como características fundamentais, o facto de possuir material, instruções e modos de aplicação e interpretação estandardizados; faz com que o resultado obtido pelo sujeito seja independente do profissional que realiza a avaliação; é quantitativo, isto é, oferece um resultado numérico e está tipificado, o que significa que a sua interpretação só tem sentido a partir da comparação das pontuações obtidas pelo sujeito com um grupo que se estabelece como norma.
Como refere o artigo, talvez a maior alteração em relação aos métodos psicométricos das últimas décadas tenha sido a substituição gradual da teoria clássica dos testes pela teoria de resposta ao item, uma vez que esta permite modelos com maior flexibilidade no processo de elaboração de testes e de análise das respostas das pessoas avaliadas, a equivalência entre as traduções dos testes a diferentes idiomas, a sua similaridade, entre outras.

Em diversos momentos da história da avaliação psicológica se produziram ou um questionamento ou uma crítica aos testes que parecia poder provocar o seu desuso. No entanto, os testes psicológicos continuam a ser hoje um dos instrumentos mais utilizados e, provavelmente o continuarão a ser no futuro, melhorados nos seus desenhos, nas suas garantias e quem sabe também nos custos, graças ao desenvolvimento da ciência.
No seguimento desta ficha de leitura espero, na componente prática desta disciplina, vir a contactar com alguns testes de avaliação, para compreender melhor a sua funcionalidade e aplicabilidade.

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