Ficha de Leitura I - Vera Santos [25322]

No Processo como Procedimento Científico e suas Variantes, pude entender que o objecto de estudo da avaliação psicológica é o estudo científico do comportamento de uma pessoa ou de um grupo de pessoas e que no início o processo de avaliação era restrito só na aplicação de testes. Existem várias fazes de processos:

O processo em função de metas a avaliação realiza-se em função de quatros categorias de perguntas que são as de diagnóstico, orientação, selecção e tratamento e de mudança.
A primeira fase do processo da avaliação é o diagnóstico, ele facilita a comunicação entre os especialistas.
Na fase da orientação o estudo é feito com o objectivo de ajudar a pessoa a tomar decisões ou estabelecer planos de acção para o futuro.
Na selecção através da informação recolhida da pessoa ou do grupo de pessoas, é possível escolher a pessoa capacitada para ocupar determinado cargo, ou seja desempenhar determinada tarefa. Essa informação é recolhida por um tipo de avaliação que contém suas características próprias.
O tratamento e mudança no comportamento do indivíduo, este intervém na produção de mudanças positivas no comportamento do indivíduo, par, grupo ou ainda organizações.
Apesar de, em todos os casos, a avaliação ter por base um modelo e adequar-se a um procedimento metódico é natural que exista desvios quando se fala em diagnosticar, orientar, seleccionar ou tratar. Apesar de, cientificamente falando, as primeiras três metas classificarem, descreverem e predizerem o comportamento, a intervenção revela-se fundamental para facilitar a explicação destas acções primárias. Desta forma deduzimos que metas distintas requerem procedimentos, também eles, diferentes.

Entendi que o psicólogo assume-se tambémcomo um observador participante, recolhendo, por isso, informação acerca do caso. Terá, igualmente que especificar o pedido e criar objectivos para o caso, bem como estabelecer as condições históricas e actuais potencialmente relevantes. Consequentemente, o primeiro objectivo do psicólogo na avaliação psicológica é a de clarificar o pedido, ou seja, entender porque o sujeito vai para o psicólogo. Por outro lado, e visto em muitas situações iniciais não existir objectivos claros, o psicólogo necessitará de realizar uma breve guia de indicações. São elas, o porquê da solicitação da avaliação, o que se pretende com a avaliação e, quais são os comportamentos que, inicialmente, vão constituir o objecto de análise. Enfim com algumas informações da história do sujeito, o avaliador poderá auxiliar-se e contrastar com a história do mesmo.

0 comentários:

Enviar um comentário

 
©2009 Percursos em Torno de... | by TNB