O Que é um Portefólio?

“(…) os portefólios podem influenciar positivamente as formas como se ensina, se aprende e se avalia (…)”

Fernandes (1994)


Introdução


Na sequência dos objectivos propostos na disciplina Modelos e Processos de Avaliação Psicológica, efectuámos uma pesquisa de modo a clarificar o conceito de Portefólio e o seu contributo para o contexto educacional.
Assim, verificámos que o portefólio é uma ferramenta que permite o desenvolvimento de dois grandes tipos de competências: pessoais e sociais.
Ao nível das competências pessoais, destacamos aquelas ligadas à personalidade e à aprendizagem e construção do conhecimento. Já ao nível das competências sociais salientamos o desenvolvimento de interacções sociais positivas.
Além destas competências, realça-se o papel do portefólio enquanto instrumento de aprendizagem ao longo da vida e também enquanto instrumento de auto e hetero-avaliação.

Definição

  • Começou a difundir-se por volta dos anos 90 nos Estados Unidos da América;
  • É uma modalidade de avaliação retirada do campo das artes;
  • Utilizado numa diversidade de programas profissionais e educacionais, nomeadamente no campo do ensino;
  • Constitui um objecto onde são armazenados, de forma organizada, os trabalhos realizados ao longo de um determinado período de tempo;
  • Potencializa o desenvolvimento de competências pessoais (capacidade de auto-avaliação, auto-conhecimento, pensamento crítico e auto-regulação da aprendizagem) e sociais (capacidade de aceitação da opinião dos outros, valorização do trabalho do outro, capacidade de trabalhar colaborativamente e capacidades comunicativas);
  • Utilizado como instrumento de avaliação dos alunos e como estratégia de desenvolvimento e aprendizagem, mas também como instrumento de desenvolvimento profissional de professores, funcionando, neste contexto, como actividade reflexiva da prática pedagógica.

O portefólio enquanto potenciador do desenvolvimento da personalidade

  • Promove o desenvolvimento do formando a partir das próprias experiências, motivações e necessidades;
  • Permite evidenciar a progressão do desenvolvimento de competências do formando;
  • Potencializa competências de planificação, pensamento crítico, reformulação, avaliação, reinvenção, persistência;
  • Promove a capacidade de escutar, observar e pensar;
  • Desenvolve processos de auto-conhecimento no formando por meio da consciencialização das suas potencialidades e das suas fragilidades;
  • Estimula a tomada de decisões, a realização de opções, a definição de critérios e ajuda a lidar com dúvidas e conflitos;
  • Estimula a criatividade e a individualidade;
  • Permite uma melhoria da auto-estima, uma vez que os alunos têm mais possibilidades de demostrar o que sabem e são capazes de fazer.

O portefólio enquanto potenciador do desenvolvimento da aprendizagem e construção do conhecimento

  • Possibilita uma reflexão sistematizada e continuada;
  • Desenvolve no aluno o sentido crítico, consciente e sistemático em relação ao seu trabalho, permitindo-lhe identificar as suas lacunas e planear o caminho a percorrer (regulação metacognitiva);
  • Promove o desenvolvimento do auto-conhecimento, desenvolvendo habilidades que permitem ao estudante conhecer-se a si mesmo;
  • Fomenta a capacidade de realizar aprendizagens autónomas, uma vez que se promove nos mesmos a reflexão e a auto-avaliação;
  • Obriga a uma avaliação diferenciada, cada vez mais autêntica, mais participada e mais reflexiva;
  • Possibilita avaliar a capacidade de conduzir pesquisa, de desenvolver projectos e de o aluno formular os seus próprios objectivos de aprendizagem;
  • Constitui uma importante oportunidade para os alunos interligarem activamente os elementos do seu conhecimento, acederem à sua própria aprendizagem, receberem feedback de membros pertencentes a uma comunidade de aprendizagem e formularem novos objectivos de aprendizagem;
  • Permite a individualização de cada estudante, tornando particular o seu processo de aprendizagem.

O portefólio enquanto potenciador do desenvolvimento de interacções sociais positivas

  • É um meio de aquisição de competências sociais, tais como a aceitação do erro e a aceitação de críticas;
  • Contribui para o desenvolvimento do sentido de responsabilidade;
  • Permite tornar o indivíduo mais tolerante em relação às hipóteses dos outros;
  • Funciona como um instrumento promotor do desenvolvimento da capacidade de trabalhar colaborativamente;
  • A construção do portfólio pressupõe a relação professor-aluno, a qual contribui para a obtenção de competências sociais e igualmente de aceitação e valorização da opinião e ensinamentos do professor;
  • Possibilita o envolvimento e comprometimento dos alunos consigo mesmos e com os outros;


O portefólio enquanto instrumento de auto e hetero-avaliação e aprendizagem ao longo da vida

  • Representa um suporte para os processos avaliativos;
  • Permite a análise do progresso do aluno e a valorização de todas as suas produções;
  • Possibilita uma avaliação mais autêntica, mais dinâmica, mais fundamentada e mais participada;
  • Constitui uma estratégia de avaliação formativa na medida em que permite identificar e solucionar conflitos cognitivos e afectivos dos alunos, lacunas científicas ou omissões, promovendo, desta forma, condições de desenvolvimento progressivo dos níveis de consciência e, por conseguinte, da autonomia e identidade do aluno;
  • Constitui uma estratégia de avaliação sumativa na medida em que viabiliza uma ampla evidência quer dos resultados, quer dos processos que os determinaram, permitindo, assim, uma hetero-avaliação.

Passos para a construção de um portfólio

  • Estabelecimento do objectivo do portfólio por parte do docente;
  • Estabelecimento das finalidades de aprendizagem por parte de cada estudante;
  • Recolher e seleccionar amostras de trabalho e material de pesquisa: artigos, fotografias, vídeos, entre outros.
  • Registar, arquivar e documentar os trabalhos ao longo do seu desenvolvimento, reflectindo criticamente acerca das aprendizagens adquiridas.
  • No final o portfólio será um arquivo, um documento representativo do trabalho realizado por todos os elementos envolvidos no processo de construção de conhecimento.


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